Histórico

  • O grupo foi criado em setembro de 2006 pela profa. Cátia Rodrigues Barbosa e Prof. Nilton da Silva Maia – certificado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais/ CEFET-MG.
  • No ano de 2007 iniciaram-se os seminários com temáticas da área da Museologia. Foi realizada uma parceria com o extinto Centro de Difusão da Ciência (CDC-UFMG).
  • Em 2008 o MUSAETEC realizou o Seminário internacional intitulado “Ciência e Museologia: universo imaginário” em parceria com o CDC/UFMG, com apoio da CAPES e do CNPq (www.musaetec.xpg.com.br). A partir desse evento e no período do evento, o MUSAETEC foi convidado pela embaixada da França a organizar e agregar lideranças do campo da museologia, cultura, patrimônio para realizar o I Fórum Franco-Brasileiro de Museus, Museologia e Sociedade, no ano da França no Brasil.
  • Em 2009, o projeto do I Fórum Franco-Brasileiro de Museus, Museologia e Sociedade foi realizado pela Culture France. O grupo firmou uma parceria com a Memória do Judiciário Mineiro (MEJUD/TJMG) sob a liderança da então coordenadora Andréa Vanessa da Costa Val e realizou-se no TJMG/EJEF o I Fórum Franco-Brasileiro de Museus. Ao término do evento, o MUSAETEC recebe da reitora Malvina Tânia Tuttman da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO um ofício nº315/2009 (07/12/2009) endereçado à profa. Cátia Barbosa, onde manifesta a intenção de sediar o II Fórum Franco- Brasileiro de Museus. A parceria com a MEJUD/TJMG resultou em uma reestrutura dos seminários (não mais em parceria com o CDC/UFMG), criou-se o evento “Circuito de Seminários” http://www8.tjmg.jus.br/memoria2/ .
  • No ano de 2010 o MUSAETEC passa a ser sediado e certificado pela UFMG/Escola de Ciência da Informação.

Seminários

Apresentação de trabalho no ano de 2016

Apresentação do projeto  Museologia – Patrimônio: Identidades Culturais e Ontologias como pesquisa de Iniciação Científica,  orientada pela profª Drª Cátia Rodrigues Barbosa. A presente apresentação ocorreu na Semana do Conhecimento da UFMG do ano de 2016 no Centro de Atividades Didáticas 2, no campus Pampulha pela aluna Daniela Fernandes Barbosa.

p_20161020_143258

Apresentação de trabalho do ano de 2012

Apresentação do projeto PEG ( Programa especial de graduação), Patrimônio cultural e sua relação com a ciência da informação: Imagem em movimento Orientado pela profª Drª Cátia Rodrigues Barbosa. A presente apresentação ocorreu na semana do conhecimento da UFMG, entre os dias 15 à 19 de outubro de 2012 no Centro de Atividades Didáticas 1, no campus Pampulha pelos alunos bolsistas Gleison de souza silva e Rayane Soares Rosário.

pa170030-1

O projeto teve como objetivo a produção de quatro vinhetas sobre o patrimônio cultural Mineiro. As amostras referem-se ao patrimônio de congonhas, Santuário de Bom Jesus de Matosinhos incluindo seu Adro com as esculturas de Aleijadinho, Memória do Judiciário Mineiro, Casa Guignard e a Casa Bandeirista no parque do Itacolomi em Ouro Preto.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8UR1VsfNDEU


Seminários do ano de 2011
II Seminário Internacional Ciência e Museologia: Universo Imaginário
03 a 06 de Outubro de 2011
site: http://simuseu.eci.ufmg.br

Seminários do ano de 2008
Agosto: “O Turismo a partir do museu e o museu a partir do Turismo”/ Ramon Vieira Santos- CEFET-MG (ocorreu no auditório campus II CEFETMG);
Setembro: “As qualidades ambientais, paisagísticas e culturais dos roteiros metropolitanos da Estrada Real”/ Luana Rodrigues Godinho-UFMG (ocorreu na escola de arquitetura da UFMG);
Outubro: “Antropologia e museus-reciprocidades:o caso do Museu do Indio”/ Sandra Martins Farias (Mestre em Antropologia-UFMG-ocorreu no auditório campus II do CEFET-MG).

Seminários do ano de 2007
Julho: “A implantação de um espaço interativo de ciência no espaço da Universidade”/Profa. Tânia Margarida Lima Costa e profa. Heloísa Borges-UFMG;
Agosto: “Museu: campo de pesquisa”/Profa. Cátia R. Barbosa-CEFET-MG;
Setembro: “Monitoração de esforços em conjuntos arquitetônicos”/Prof. Nilton da Silva Maia-CEFET-MG;
Outubro: “A cultura material e as possibilidades dos museus como instituições de informação”/ José Neves Bittencourt-IPHAN;
Novembro: “Exposição:espaço do diálogo e da construção da identidade e da cidadania”.