- O grupo foi criado em setembro de 2006 pela profa. Cátia Rodrigues Barbosa e Prof. Nilton da Silva Maia – certificado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais/ CEFET-MG.
- No ano de 2007 iniciaram-se os seminários com temáticas da área da Museologia. Foi realizada uma parceria com o extinto Centro de Difusão da Ciência (CDC-UFMG).
- Em 2008 o MUSAETEC realizou o Seminário internacional intitulado “Ciência e Museologia: universo imaginário” em parceria com o CDC/UFMG, com apoio da CAPES e do CNPq (www.musaetec.xpg.com.br). A partir desse evento e no período do evento, o MUSAETEC foi convidado pela embaixada da França a organizar e agregar lideranças do campo da museologia, cultura, patrimônio para realizar o I Fórum Franco-Brasileiro de Museus, Museologia e Sociedade, no ano da França no Brasil.
- Em 2009, o projeto do I Fórum Franco-Brasileiro de Museus, Museologia e Sociedade foi realizado pela Culture France. O grupo firmou uma parceria com a Memória do Judiciário Mineiro (MEJUD/TJMG) sob a liderança da então coordenadora Andréa Vanessa da Costa Val e realizou-se no TJMG/EJEF o I Fórum Franco-Brasileiro de Museus. Ao término do evento, o MUSAETEC recebe da reitora Malvina Tânia Tuttman da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO um ofício nº315/2009 (07/12/2009) endereçado à profa. Cátia Barbosa, onde manifesta a intenção de sediar o II Fórum Franco- Brasileiro de Museus. A parceria com a MEJUD/TJMG resultou em uma reestrutura dos seminários (não mais em parceria com o CDC/UFMG), criou-se o evento “Circuito de Seminários” http://www8.tjmg.jus.br/memoria2/ .
- No ano de 2010 o MUSAETEC passa a ser sediado e certificado pela UFMG/Escola de Ciência da Informação.
Seminários
Apresentação de trabalho no ano de 2016
Apresentação do projeto Museologia – Patrimônio: Identidades Culturais e Ontologias como pesquisa de Iniciação Científica, orientada pela profª Drª Cátia Rodrigues Barbosa. A presente apresentação ocorreu na Semana do Conhecimento da UFMG do ano de 2016 no Centro de Atividades Didáticas 2, no campus Pampulha pela aluna Daniela Fernandes Barbosa.
Apresentação de trabalho do ano de 2012
Apresentação do projeto PEG ( Programa especial de graduação), Patrimônio cultural e sua relação com a ciência da informação: Imagem em movimento Orientado pela profª Drª Cátia Rodrigues Barbosa. A presente apresentação ocorreu na semana do conhecimento da UFMG, entre os dias 15 à 19 de outubro de 2012 no Centro de Atividades Didáticas 1, no campus Pampulha pelos alunos bolsistas Gleison de souza silva e Rayane Soares Rosário.
O projeto teve como objetivo a produção de quatro vinhetas sobre o patrimônio cultural Mineiro. As amostras referem-se ao patrimônio de congonhas, Santuário de Bom Jesus de Matosinhos incluindo seu Adro com as esculturas de Aleijadinho, Memória do Judiciário Mineiro, Casa Guignard e a Casa Bandeirista no parque do Itacolomi em Ouro Preto.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8UR1VsfNDEU
Seminários do ano de 2011
II Seminário Internacional Ciência e Museologia: Universo Imaginário
03 a 06 de Outubro de 2011
site: http://simuseu.eci.ufmg.br
Seminários do ano de 2008
Agosto: “O Turismo a partir do museu e o museu a partir do Turismo”/ Ramon Vieira Santos- CEFET-MG (ocorreu no auditório campus II CEFETMG);
Setembro: “As qualidades ambientais, paisagísticas e culturais dos roteiros metropolitanos da Estrada Real”/ Luana Rodrigues Godinho-UFMG (ocorreu na escola de arquitetura da UFMG);
Outubro: “Antropologia e museus-reciprocidades:o caso do Museu do Indio”/ Sandra Martins Farias (Mestre em Antropologia-UFMG-ocorreu no auditório campus II do CEFET-MG).
Seminários do ano de 2007
Julho: “A implantação de um espaço interativo de ciência no espaço da Universidade”/Profa. Tânia Margarida Lima Costa e profa. Heloísa Borges-UFMG;
Agosto: “Museu: campo de pesquisa”/Profa. Cátia R. Barbosa-CEFET-MG;
Setembro: “Monitoração de esforços em conjuntos arquitetônicos”/Prof. Nilton da Silva Maia-CEFET-MG;
Outubro: “A cultura material e as possibilidades dos museus como instituições de informação”/ José Neves Bittencourt-IPHAN;
Novembro: “Exposição:espaço do diálogo e da construção da identidade e da cidadania”.